Hospedagem e Turismo

A Região do Litoral do Paraná é cercada por ilhas, baías, manguezais, praias e florestas. Paisagens que representam os últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica (Bioma Floresta Tropical) do Brasil, os quais ainda se encontram de modo relativo preservados possivelmente devido à atuação conjunta das características geomorfológicas regionais, aos processos históricos de ocupação do seu território e à criação de algumas Unidades de Conservação na região. O Litoral do Paraná figura ainda entre os principais hotspots de biodiversidade do planeta e abrange o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.

No entanto, o Litoral do Paraná representa também uma região de elevado grau de fragilidade, em que pese seu rico patrimônio socioambiental. Em relação a outras regiões do Paraná, e mesmo do Brasil, caracteriza-se por sofrer uma política de abandono, apresentando contextos de injustiça ambiental e movimentos de desterritorialização diversos, muitos dos quais promovidos por grandes conglomerados econômicos portuários e pela crescente especulação imobiliária.

O Litoral do Paraná, entre suas belezas e mistérios, permanentemente cercados de ameaças e duras intervenções, merece um olhar atento, holístico e, essencialmente, integrador frente à sua importância dentro da complexa conjuntura à qual se encontra ligado. Sem dúvida, conhecê-lo lhe proporcionará grandes ensinamentos.

Elaboramos um guia sobre como chegar ao local do evento e sugestões de hospedagem: Guia

Para conhecer mais sobre o Litoral do Paraná clique aqui: Municípios e Pontos Turísticos

* Os participantes do II SBDTS (que não sejam alunos, técnicos ou docentes da UFPR) poderão realizar suas refeições no Restaurante Apetitoy (Restaurante Universitário do Setor Litoral da UFPR) por valores exclusivos: Café da manhã: R$4,00; Almoço e/ou Jantar: R$12,00 (Endereço: Rua Jacarezinho, 249, Caiobá, Matinhos-PR).