Conferencistas

Abertura e Conferências Temáticas

Conferencista de Abertura

      ROGÉRIO HAESBAERT DA COSTA

Professor Titular do Departamento de Geografia e da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, assim como da Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidade de Buenos Aires. Pesquisador nível 1A do CNPq. Tem experiência nas áreas de Geografia Regional e Teoria da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: território e des-territorialização, identidade territorial, região e regionalização.

 

Conferencista Temático

PAULO HILÁRIO NASCIMENTO SALDIVA

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou doutorado e se tornou Livre-Docente e Professor Titular do Departamento de Patologia. Pesquisador nível 1A do CNPq. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada. Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016.

 

Mesa de Discussão I – Socioeconomia e Desenvolvimento Territorial Sustentável

     ARMANDO DE MELO LISBOA

Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo sido presidente da Associação de Professores da UFSC (APUFSC) entre 2006 e 2010. Possui Doutorado em Sociologia Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, desenvolvimento, economia popular, economia ecológica e sociologia econômica.

 

CARLOS ALBERTO CIOCE SAMPAIO

Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. Pesquisador de produtividade do CNPq. É professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/Universidade Regional de Blumenau, Gestão Ambiental/Universidade Positivo e Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomia das Organizações, compreendendo Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arranjo Socioprodutivo e Político de Base Comunitária e Turismo Comunitário, Solidário e Sustentável na Europa e nas Américas.

 

    MARCOS AURELIO SAQUET

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde atua no Mestrado em Geografia, e é professor credenciado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, participando do Mestrado e Doutorado em Geografia. Pesquisador de produtividade do CNPq Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia e Geografia Agrária, atuando principalmente com os seguintes conceitos e/ou temas: território e territorialidade; desenvolvimento territorial; agricultura familiar, agroecologia e migração.

 

Mesa de Discussão II – Sociobiodiversidade e Desenvolvimento Territorial Sustentável

LUIZ FRANCISCO DITZEL FARACO

Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, atuante na Estação Ecológica de Guaraqueçaba-PR. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Participa do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, estudando principalmente os seguintes temas: manguezais; avaliação dos efeitos de derrames de óleo sobre ambientes estuarinos; estudo de processos de sucessão e recolonização da macrofauna bêntica nestes ambientes; gestão de unidades de conservação; vulnerabilidade de populações e ambientes costeiros às mudanças climáticas.

 

   RODRIGO PEREIRA MEDEIROS

Professor Adjunto I do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos. Participa de pesquisa e atividades de extensão com foco nos seguintes temas: pesca artesanal marinha; extensão pesqueira, unidades de conservação (Áreas Marinhas Protegidas) e modificações tecnológicas para a redução do impacto da pesca artesanal de arrasto de camarões.